agosto 11, 2025

São Paulo se impõe no Paraguai, Rafael brilha e torcida exalta Zubeldia

São Paulo vence Libertad
Foto: Divulgação/São Paulo

Tricolor lidera com autoridade e amplia invencibilidade sob comando de Zubeldia

O São Paulo derrotou o Libertad por 2 a 0, nesta quarta-feira (23), pela 3ª rodada do Grupo D da Copa Libertadores 2025, em Assunção, no Estádio Tigo La Huerta. Ambos os gols foram marcados no segundo tempo, por Ferreirinha e André Silva.

Com ambas as equipes na zona de classificação, tanto o Libertad com seis pontos, quanto o São Paulo com cinco, buscavam a vitória para assumir a liderança do grupo. Visto que ontem, os outros dois times da chave se enfrentaram: o Alianza Lima chegou aos quatro pontos e assumiu a terceira colocação, enquanto o Talleres segue na lanterna, ainda sem pontuar. Com o triunfo, o Tricolor que assumiu a ponta, chegando aos sete pontos.

Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui

Domínio Tricolor e sem gols

O São Paulo viajou ao Paraguai com muitas baixas no elenco, mas vale destacar que, mesmo jogando fora de casa, a torcida tricolor compareceu em peso e, aparentemente, superou em número os torcedores do time mandante. Assim, sendo apoio não faltou.

Em campo, o jogo foi bastante truncado. O time da casa adotou uma linha defensiva compacta, oferecendo poucos espaços ao adversário. Apesar de ter mais posse de bola, o Tricolor teve dificuldades para criar jogadas e não conseguiu infiltrar com eficiência, esbarrando na falta de criatividade.

Aos 25 minutos, uma boa troca de passes levou o ataque são-paulino à área do Libertad. A jogada foi bem construída, mas inacreditavelmente, André Silva, livre e de frente para o gol, finalizou para fora.

As principais chances do time paraguaio surgiram de falhas da zaga tricolor e erros na saída de bola, próximos à área defendida por Rafael. No entanto, o Libertad não soube aproveitar as oportunidades, pecando nas finalizações.

Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui

São Paulo marca, VAR e apoio ao Zubeldia

No segundo tempo, o técnico Zubeldía fez substituições pontuais que impactaram positivamente o esquema tático e a postura do São Paulo em campo. A equipe voltou mais organizada e passou a explorar melhor as jogadas pelas laterais, criando mais alternativas ofensivas.

A mudança de postura rapidamente surtiu efeito. Aos 16 minutos, em uma jogada de contra-ataque bem trabalhada pela direita, Lucas Ferreira invadiu a área e finalizou com precisão, abrindo o placar para o São Paulo.

No entanto, o Libertad não se abalou e respondeu com um contra-ataque rápido, criando uma boa chance de empate. Durante o lance, os jogadores paraguaios reclamaram de um toque de mão de Wendel. A jogada foi revisada pelo VAR, o árbitro foi chamado para checar no monitor e, após a análise, assinalou pênalti para o time da casa. Na cobrança, o jogador Melgarejo pegou mal e chutou no travessão.

A pressão do time mandante continuou e foi ganhando intensidade aos poucos. No entanto, para alívio do Tricolor, o goleiro Rafael brilhou com grandes defesas, segurando o ímpeto do Libertad. Mas aos 37 minutos, em um cruzamento preciso na área adversária, André Silva apareceu bem e cabeceou para o fundo das redes, ampliando o placar e freando a reação paraguaia.

Os torcedores são-paulinos presentes no Estádio La Huerta aproveitaram para demonstrar apoio ao técnico, entoando gritos de “É Zubeldía!” que ecoaram nas arquibancadas. E não é por acaso: já são 11 jogos de invencibilidade sob o comando de Luis Zubeldía na Copa Libertadores, a maior sequência positiva da história do Tricolor na competição.

E para fechar a noite, Luciano ainda protagonizou um belo drible e balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento.

By Tity Marx

Apaixonada por esportes e por contar histórias. Tenho experiência em diversos sites esportivos e atuei como periodista em um veículo chileno. Vejo no jornalismo a realização de um sonho de infância: comunicar e inspirar por meio das palavras.

Matérias relacionadas